HomeEstruturasMezaninosEmpresaProjeto cadeia Produtiva do Petróleo e Gás

Projeto cadeia Produtiva do Petróleo e Gás

Fonte: Sebrae/MG
 
Projeto do Sebrae e parceiros tem como objetivo construir ambiente favorável à inserção de micro e pequenas empresas na Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás

A recente flexibilização do monopólio do petróleo no Brasil está desencadeando um ciclo de grandes investimentos na cadeia do petróleo e gás, colocando-a como a de maior prosperidade do país em relação a negócios nesse início de século. 

O negócio petróleo e gás tem sido impulsionador de inúmeros setores – metal-mecânico, eletro-eletrônico, químico, tecnologia da informação, serviços gerais etc. – impactando o desenvolvimento de municípios e estados. 

A diversificada gama de bens e serviços que são ou podem vir a ser fornecidos por micro e pequenas empresas nessa cadeia sinaliza a possibilidade de ampliação das oportunidades para os pequenos negócios. Isso significa que a cadeia tem alto potencial de contribuir para o grande desafio do Brasil: promover o crescimento econômico com redução das desigualdades.

Restrições para micro e pequenas

Há restrições de diversas naturezas que inibem o aproveitamento dessas oportunidades. Uma delas é a dificuldade das empresas de pequeno porte em atender aos elevados padrões exigidos dos fornecedores. 

Esforços isolados de capacitação e informação podem ser de baixa eficácia, se não forem removidos obstáculos que impedem o acesso dos pequenos negócios a serviços como informação de qualidade, educação continuada, tecnologia, financiamento, capitalização etc. 

A solução proposta

Para ajudar a remover esses obstáculos, o Sebrae, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo-ONIP, a Rede Brasil de Tecnologia, o Governo de Minas e o Sistema FIEMG se aliaram para executar o Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás. 
Na primeira etapa, a ação ocorre nos 12 estados que exploram, produzem ou refinam petróleo: AM, CE, RN, AL, SE, BA, ES, MG, RJ, SP, PR e RS. 

Objetivo do projeto

Construir um ambiente favorável para a inserção competitiva de pequenos negócios é o objetivo do Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás. 

A essência desse ambiente favorável é a remoção dos obstáculos que inibem o florescimento de novos pequenos negócios e a evolução dos já existentes na cadeia. E isso depende de ações de governos, da sociedade organizada e da iniciativa privada, atuando todos de forma cooperada. 

Aprofunde:

LINHA INDUSTRIAL

Selecionamos uma série de serviços e produtos realizados para o setor industrial afim de expor  o que fazemos.

Leia mais...

LINHA COMERCIAL

Destacamos trabalhos realizados ao longo dos anos afim de demonstrar todo nosso potencial neste segmento.

Leia mais...

LINHA RESIDENCIAL

Selecionamos vários Cases de projetos realizados em residências, desde escadas até grades e portões.

Leia mais...

PROJETOS SOB MEDIDA

A Baires executa seu projeto ou desenvolve sua necessidade com o mínimo da informação necessária. Fale conosco.

Saiba mais...