HomeEstruturasFechamentos LateraisEmpresaProjeto cadeia Produtiva do Petróleo e Gás

Projeto cadeia Produtiva do Petróleo e Gás

Fonte: Sebrae/MG
 
Projeto do Sebrae e parceiros tem como objetivo construir ambiente favorável à inserção de micro e pequenas empresas na Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás

A recente flexibilização do monopólio do petróleo no Brasil está desencadeando um ciclo de grandes investimentos na cadeia do petróleo e gás, colocando-a como a de maior prosperidade do país em relação a negócios nesse início de século. 

O negócio petróleo e gás tem sido impulsionador de inúmeros setores – metal-mecânico, eletro-eletrônico, químico, tecnologia da informação, serviços gerais etc. – impactando o desenvolvimento de municípios e estados. 

A diversificada gama de bens e serviços que são ou podem vir a ser fornecidos por micro e pequenas empresas nessa cadeia sinaliza a possibilidade de ampliação das oportunidades para os pequenos negócios. Isso significa que a cadeia tem alto potencial de contribuir para o grande desafio do Brasil: promover o crescimento econômico com redução das desigualdades.

Restrições para micro e pequenas

Há restrições de diversas naturezas que inibem o aproveitamento dessas oportunidades. Uma delas é a dificuldade das empresas de pequeno porte em atender aos elevados padrões exigidos dos fornecedores. 

Esforços isolados de capacitação e informação podem ser de baixa eficácia, se não forem removidos obstáculos que impedem o acesso dos pequenos negócios a serviços como informação de qualidade, educação continuada, tecnologia, financiamento, capitalização etc. 

A solução proposta

Para ajudar a remover esses obstáculos, o Sebrae, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo-ONIP, a Rede Brasil de Tecnologia, o Governo de Minas e o Sistema FIEMG se aliaram para executar o Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás. 
Na primeira etapa, a ação ocorre nos 12 estados que exploram, produzem ou refinam petróleo: AM, CE, RN, AL, SE, BA, ES, MG, RJ, SP, PR e RS. 

Objetivo do projeto

Construir um ambiente favorável para a inserção competitiva de pequenos negócios é o objetivo do Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás. 

A essência desse ambiente favorável é a remoção dos obstáculos que inibem o florescimento de novos pequenos negócios e a evolução dos já existentes na cadeia. E isso depende de ações de governos, da sociedade organizada e da iniciativa privada, atuando todos de forma cooperada. 

Aprofunde: